sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Aspen e Região

por Jaqueline Furrier
colaboração de Mel Reis
 

A ideia desta postagem, sobre uma viagem que fiz a Snowmass no Carnaval de 2011, partiu de um e-mail com dicas que enviei a uma amiga há um mês. Ela está planejando uma viagem em família para lá, no final deste ano. A nossa foi de oito dias, mas se perde o dia da ida e da volta. Portanto, foram seis dias lá. 

Ela é mãe de crianças de cinco e oito anos e sua família vai se juntar a outra, também com crianças. Como nem todos gostam de esquiar, me perguntou se haveriam outros programas para adultos e crianças além do esqui.

Como em 2011 minha filha estava para completar 3 anos, meus enteados tinham 14, 11 e 7 anos e eu não esquio, achei que poderia ajudá-la com algumas dicas, que neste post divido com você leitor.


Na região de Aspen existem quatro áreas de esqui e snowboard: Aspen Mountain; Aspen Highlands; Buttermilk e Snowmass. Cada uma atrai um determinado público, mas são muito próximas umas das outras e é fácil se locomover entre elas.


Aspen Mountain. 
Mapa obtido no link. Acesso em: 07.07.13.
A cidade de Aspen é mais sofisticada, tem os hotéis mais exclusivos como o The Little Nell e St. Regis Aspen Resort, e também os melhores restaurantes, muitos dos quais filiais de Nova York. Suas duas montanhas, devido ao grau de dificuldade, são mais procuradas por esquiadores experientes, principalmente Aspen Mountain, que não tem nenhuma pista verde (as mais fáceis).


Buttermilk. Mapa obtido no link 
Acesso em: 07.07.13.
Buttermilk é muito frequentada por famílias e iniciantes, devido às características de suas pistas, mas isso não quer dizer que não atraia os mais experientes. Já sediou vários jogos de inverno e é o local escolhido por muitos atletas para treinar.

Snowmass, por seu turno, agrada todo tipo de esquiadores, devido à diversidade e quantidade de pistas. 



É lotada de brasileiros e tem muitas opções de hospedagem com custos bem variados, a maioria em condomínios de casas e apartamentos, com preços para todos os bolsos.

Snowmass. Mapa obtido em: http://www.aspensnowmass.com/en/the-power-of-four/maps
Acesso em: 07.07.13.








Eu fiquei com minha família no Timberline Condominiums. Na época esse foi o que encontrei com melhor custo benefício e gostei tanto do imóvel quanto da localização, bem no centro da cidade e com acesso direto às pistas (ski in and out), atendendo os que esquiavam e os que não esquiavam.

O apartamento tinha três quartos, sendo um suíte, sala grande com cozinha integrada, e serviço de hotel. Esse mesmo condomínio tem apartamentos de um e dois dormitórios.

Eu fiz a reserva por meio de uma agência, que usou a operadora Maktour, mas é possível reservar diretamente com essa operadora ou tentar pelo site do condomínio.

Se for fazer a reserva por um site de reservas de hotel fique atento, pois se inserir o mesmo nome no Booking, por exemplo, o site direciona para outro condomínio (o endereço é diferente). O que fiquei está no link acima.

O melhor hotel da cidade é o Viceroy que também tem apartamentos studio, um, dois, três e quatro quartos. Tem também um excelente restaurante Eigth K, onde jantamos na última noite.

No aeroporto de Aspen só pousam aviões pequenos e a passagem pode custar muito mais caro. Cheque os voos para Eagle, que fica à uma hora e meia de viagem e tem muito mais opções das principais companhias aéreas.

Nós voamos de Continental Airlines via Houston, mas há várias opções por outros hubs dos Estados Unidos.

Mapa obtido em http://www.aspensnowmass.com/plan-your-vacation/getting-here Acesso em: 07.07.13
Para não ter que dirigir de Eagle até Snowmass e melhor acomodar as malas, reservamos um transfer de ida e volta e alugamos um carro lá somente para os dias que precisamos. Usamos a empresa Snow Limo, que faz traslado para qualquer número de pessoas.

Todas as principais locadoras de veículos têm quiosque no aeroporto de Aspen, que fica a 13km do centro de Snowmass e o condomínio oferecia transfer gratuito para lá. Isso, aliás, pelo que pude perceber, é uma regra.

Eu não esquiei. Já tentei outras vezes e não é minha praia. Meu marido e enteados, todos iniciantes, fizeram aula particular, cujo pacote que incluía o aluguel de equipamento foi adquirido diretamente com a administração da área de esqui, que é comum a todas as quatro montanhas e tem uma escola chamada Ski &Snowboard Schools of Aspen/Snowmass. Essa escola tem também aulas em grupo para todas as idades e por conta da grande quantidade de brasileiros que frequentam essa estação de esqui, muitos professores falam português.


O pacote que incluía três dias de aula particular, aluguel de equipamento e esqui lift para cinco dias, para os quatro, custou USD 3.770,00. Deixamos o sexto dia livre e fizemos bem, pois todos estavam cansados.

Para quem não esquia não há muitas opções em Snowmass durante o inverno. No centro de convivência da estação tem um pequeno playground para os pequenos e no centrinho algumas lojas, a maioria voltada para roupas e equipamentos de esqui. Aspen, por seu turno, tem mais opções de compras.

Aspen também tem mais opções de bons restaurantes e entre os mais famosos estão o Ajax Tavern e o Il Mulino Aspen, ambos no pé da Aspen Montain. A eles se juntam o Matsuhisa, de Nobu Matsuhisa, mesmo dono do Nobu, e o Element 47, no hotel Little Nell.

Em Snowmass as opções são mais casuais, mas agradam. Além do Eight K, já citado acima, fomos à Steak House Wildwood Lodge e ao Artisan.

Todos os lugares podem ser reservados pelo site OpenTable e eu recomendo que faça, principalmente na alta temporada. 

Enquanto um parte da família praticava ou tentava esquiar, fui com minha filha andar de trenós puxados a cavalo.  Fiz pela empresa T Lazy 7, que também oferece aluguel de snowmobile, mas há outras na região. Pelas buscas que fiz para escrever este post achei interessantes também os seguintes sites: Aspen CarriageMaroon Bells.


Outros programas que me pareceram incríveis, mas não consegui fazer são: ir ao restaurante Pine Creek Cookhouse para jantar, usando trenó puxados a cavalos e  fazer uma refeição no restaurante Kraboonik, chegando ao local com trenó puxado a cachorros, 

Como meus enteados tinham créditos do Natal para adquirir eletrônicos e em Aspen não encontramos à época nenhuma loja, nem mesmo Apple (até hoje pelo pesquisei e não tem), aproveitamos o sexto dia da viagem para ir até Glenwood Springs, onde tem um Walmart. Essa cidade fica a mais ou menos 60km de Snowmass.

Depois de uma manhã de compras com os garotos, almoçamos no The Pullman, para comemorar o aniversário de sete anos da minha enteada. A cidade, que tem águas termais, é simpática e o restaurante que fica em frente ao rio Colorado, idem. 

O ponto alto do dia, ao menos para mim e meu marido, foi, no retorno, conhecermos a Catherine Wine Store, sobre a qual tínhamos lido a matéria na revista Aspen Sojourner.

Quando chegamos ao endereço, uma pequena liquor store junto a um posto de gasolina, levamos um susto e achamos que tínhamos errado. Olhamos nas prateleiras, que dispunha bons rótulos, mas nem de longe faziam jus à matéria. Quando indagamos a respeito, a pessoa do caixa me disse “you're talking about the good stuff” e chamou, pelo que entendi, a braço direito da proprietária.

Super simpática, ela nos levou de carro ao armazém, que fica a uns 5km e aí outro susto - vinhos maravilhosos, a maioria em caixas que tínhamos que abrir quando queríamos examinar uma garrafa. Uma surpresa em tanto por ótimos preços. O dia acabou sendo muito mais agradável do que poderíamos imaginar.

Como nos Estados Unidos os serviços funcionam muito bem, considero que a região é uma ótima experiência para os iniciantes ou não no esqui e que mesmo que não vá esquiar terá outras formas de se divertir.

Também vale conferir sugestões da Condè Nast